4 razões para sempre conversar com seu cliente
Quando
pensamos em “clientes” a primeira coisa que vem à cabeça costuma ser
“venda”. Porém, para fechar a venda, precisamos entender muito bem como o
serviço/produto será útil para o cliente.
Portanto,
além de tentar vender, precisamos nos acostumar a conversar com eles e entender
cada vez mais suas demandas, o que consequentemente, nos ajuda a gerar novas
vendas.
Vá
conversar com o seu cliente, mas foque em ouvir!
Se
você quer entender cada vez mais o seu cliente, recomendo bastante prestar
atenção nesses 4 pontos essenciais.
1-
Qual a rotina do seu cliente?
Para criar algo
personalizado nas necessidades do cliente é fundamental entender como é o
seu dia-a-dia.
Imagine
um caso em que ele só entre na internet fora do horário comercial. Se você for
mandar um e-mail, o ideal seria mandar próximo do horário que ele costuma se
conectar.
Da
mesma forma, existem aplicativos de GPS que calculam as rotas que os usuários
costumam pegar e já mandam opções quando ele chega perto das rotas
alternativas.
Um ótimo caso de design de
serviço baseado na rotina do cliente!
2-
O que ele gosta?
Na nossa infância
sempre tínhamos o brinquedo preferido e, em outra dimensão, isso continua até
hoje. Seja aquele atendimento que você gosta, ou aquela ferramenta que você não
vive sem, existe algo que você gosta muito e ficaria triste se deixasse de
existir.
Como
empreendedores, temos que aproveitar essas coisas boas que existem em outros
lugares e tentar reproduzir na nossa realidade (claro que de forma adaptada).
Afinal, se algo já é bom, para
que reinventar a roda?
O
primeiro celular Touch-Screen na verdade foi um Palm Top, da IBM. As empresas
de de celular viram que isso era algo que os clientes gostavam no produto e
resolveram implementar a tecnologia nos seus celulares. Esse é um exemplo de
que algumas características interessantes quando aproveitadas para a nossa
realidade tem o potencial de dar muito certo.
3-
O que ele gostaria de ter?
É bem possível que
muitos clientes que você conversar vão te falar sobre várias coisas que eles
gostariam. Isso é importante e não deve ser ignorado, porém cabe um certo nível
de cautela.
Muitas
vezes o que ele diz que quer e o que realmente quer, são coisas diferentes. É
algo sutil, mas cabe fazer uma análise bem crítica e tentar diferenciar o joia
do trigo.
Ao
conversar com um cliente você viu que ele está abarrotado de burocracias para
resolver. Ao perguntar para ele o que ele precisa, ele provavelmente deve
responder “um funcionário” para ajudá-lo com isso. Mas na realidade, dependendo
da situação, apenas uma ferramenta mais eficiente de gestão já consegue
ajudá-lo – e com um custo bem menor.
Se
você conseguir identificar o que ele gostaria de ter, acha importante e
realmente pagaria… Ai é só partir pro abraço!
4-
Mas principalmente, o que ele não gosta?
Detectar o que o
cliente não gosta no seu serviço é bem mais fácil de detectar do que os pontos
anteriores, porém é um dos pontos em que você mais aprende quando interage com
ele.
O
melhor momento para pegar feedback e melhorar o seu produto é quando seu
comprador está reclamando. Se você está na fase de criação de um novo produto,
saber o que deixa ele insatisfeito nas soluções já existentes no mercado
também é uma otina forma de construir uma ideia.
Conversando
mais com o seu cliente, você consegue entender melhor a dificuldade dele e
pensar em uma solução melhor (e que tem maior potencial de venda).
Afinal,
você não pagaria por uma solução daquele problema cabeludo que sempre te enche
o saco?
Conclusão:
Seu cliente é seu melhor consultor
Mais do que só a
venda, o cliente acaba sendo a melhor fonte de informação sobre como é possível
melhorar os serviços. E o melhor é que ao invés de cobrar a hora da
consultoria, ele ainda te paga por isso!
“Certo
Lucas, já entendi. Mas como eu vou administrar todas essas informações?”
Para gerenciar a informação de seus
clientes, nós criamos o EmpreendeKit,
que permite que você gerencie as informações de seus clientes de forma rápida e
fácil, para conseguir gastar o mínimo tempo organizando todos os dados e
dedicar sua atenção a criar um bom serviço.
Se você se é um prestador de
serviços, se interessou e quer saber mais, é só clicar aqui.
Grande
abraço,
Lucas Hoogerbrugge (pronto
para ouvir todas as suas reclamações!)
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